segunda-feira, 6 de junho de 2011

CINEMATOGRAPHE #1 | Martyrs.

mártir (már-tir)
s. m. e s. f.
Aquele que preferiu morrer a renunciar à fé, à sua crença. Aquele que sofre.


Martyrs(2008) é um filme de horror francês escrito e dirigido por Pascal Laugier, com grandes influencias do terror japonês.
A película extremamente agressiva visualmente conta com abordagens depressivas de análise psicológica, indo além de seus limites visuais.
A trama é iniciada na década de 70 quando a jovem Lucie consegue escapar de seu cativeiro onde a meses era torturada. Na instituição onde posteriormente se recupera conhece Anna, com quem cria fortes laços. Anos depois, Lucie decide se vingar daqueles que arruinaram sua vida.


O quanto menos se sabe sobre Martyrs melhor, detalhes importantes são revelados ao longo da narrativa, pois o filme não se limita à violência gráfica, trazendo um conceito perturbador e intrigante que utiliza da violência para abordar valores humanos a respeito da fé.
Várias facetas de quase livre interpretação são apresentadas com o drama que passa por atmosferas diversas.  Com muitas cenas fortes seguidas de explicações humanas absurdas, o filme transmite ao espectador tamanha revolta e dor, que transcende a linha entre realidade e conceito cinematográfico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário