Dos subúrbios da África do Sul para o mundo, a banda de rap-rave Die Antwoord, que desde seu debut com o álbum $O$, em 2008, inovava no cenário do hip-hop africano, e rompia preconceitos com seu zef rap, que é a condição de rapper branco, uma minoria na cena musical desse gênero.
Formado por três personagens, o DJ Hi-Tek e os rappers Ninja e Yo-Landi Vi$$er construíram uma identidade musical análoga ao visual freak imposto pelo grupo, e conscientes desse poder da imagem, o Die Antwoord com seu álbum Ten$$ion (2011), distinguiria-se sobremaneira dos outros grupos desse segmento.
Em africâner, Die Antwoord significa A Resposta. Resposta essa muitas vezes repletas de palavrões e inconformismo. Opuseram-se por diversas vezes aos estereótipos ditados pela indústria da música, marketing, e até mesmo beleza. Rompendo contratos com gravadoras e recusando parcerias com o considerado pelo rapper Ninja como "Shitty" music. Recentemente recusaram o convite de Lady Gaga, para abrir a turnê Born This Way Ball que começou no último dia 27, em Seul.
Die Antwoord sem dúvidas promete continuar inovando nesse marasmo da indústria da música, quer seja pelo visual bizarro, pela boa mistura de gêneros musicais, mas principalmente, por nao estarem vinculados à qualquer preceito, musical ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário