1.600 quilômetros de águas irreparáveis e praias em risco, pesca prejudicada por várias temporadas, espécies frágeis extintas e uma indústria economicamente arrasada por anos.
Sim, isso é a gravidade de um derramamento de óleo no mar. O derramamento de petróleo no Golfo do México é um enorme exemplo da gravidade que se pode atingir uma falha humana sobre a natureza.
Pensando em catástrofes como essas, o fotógrafo Steven Meisel, que nasceu em Nova York, decidiu criar um editorial de extrema arte e conceito.
Polemizando para Vogue Itália, ele criou diversas cenas onde modelos retratam a destruição do óleo nas águas.
As roupas quase fundem-se às pedras e a sujeira, e as modelos mostram a morte e dor sofrida por qualquer coisa que poderia viver daquele habitat.
As críticas chegaram a dizer que não poderia se passar de um editorial como comentário social, sem glamour, não tornando-se comercial. E há quem considere ofensivo, alegando estar a se glamourizar uma situação extremamente grave a nível ambiental. Mas um editorial como esse, passa o limite do comércio e do glamour, ele torna fotógrafo e a modelo, um protesto.
Animal ameaçado por Mancha de Óleo no Golfo do México.
2 comentários:
Achei protesto de rico, amei.
mt trash, amei
Postar um comentário