Foto retirada do site Finíssimo.
Esta prática surgiu aproximadamente nos anos 70 com a discoteque, se popularizando mundialmente com o filme "Os embalos de sábado à noite", onde John Travolta vive um pacato cidadão com um subemprego que sai nas noites de sábado pra dançar enlouquecendo as mulheres com seu gingado latino. Mas é em abril de 1977 que surge em Nova York talvez a mais famosa casa noturna da história, o Studio54. Acolhendo todas as minorias com combinações sexuais possíveis, um público absolutamente libertário se envolvia em uma orgia declarada. Dentre personalidades performáticas surge talvez um novo tipo de mulher, as Drag Queens, ícone da expressão máxima do glamour da noite. Em pouco tempo a casa ficou mundialmente conhecida. Disputada e frequentada por celebridades as pessoas eram selecionadas a dedo, e pra quem não era um astro de hollywood um look especial era seu acesso. Herança da estética Glam trazida por artistas como os New York Dolls e David Bowie uma geração inteira era iniciada por muita euforia, glitter e psicodelia.
A moda atual tende a ser mais limpa, mas um público crescente vem elevando a níveis máximos o glamour impregnado na vida noturna. Acessórios enormes e brilhantes, maquiagens exorbitantes, sapatos que desafiam as leis da gravidade. Um underground rebuscado com uma mistura de influências e como referência mais próxima os clubbers dos anos 90, (que popularizaram a música eletrônica com festas que chegavam a durar 12 horas).
Atualmente, a juventude possui um grande poder de expressão, com a possibilidade de usufruir de artifícios fornecidos por mídias como internet e tv, influenciando no seu impacto social enquanto indivíduo. A "montação" é possivelmente uma das formas mais práticas de autoafirmação. Se utilizar enquanto veículo, exercitando seja qual for a idéia proposta pela sua imagem, trazendo automaticamente a presença de um personagem exclusivo da noite.
No Brasil o Clube Glória em São Paulo é a principal casa noturna que agrega este público. Fashionistas, Estilistas, Maquiadores se reúnem em uma das casas mais irreverentes do Brasil com muita Montação e Performance.
Foto por Felipe Abe.
Foto por Felipe Abe.
Foto por Felipe Abe.
Foto por Felipe Abe.
Foto por Felipe Abe.
Foto por Felipe Abe.
Foto por Aquila Bersont.
Foto por Aquila Bersont.
Foto por Eduardo Bravin.
A Customização possui alguns princípios da Montação, mas de uma forma mais usual podendo ser vista em pequenos detalhes, com possibilidades infinitas de transformar uma peça de roupa ou acessório, modificando e trazendo um pouco mais de personalidade ao look. Taxas, Spikes, Couro, Renda, existem milhares de materiais que podem ser utilizados na personificação. Técnicas como Tie Dye, Acid Jeans ou simples recortes em uma camiseta podem mudar todo o roteiro de um look.
Fotografia por OutsaPop Trashion DIY fashion.
Customizar também é uma opção pra quem não tem acesso à peças de grife, este site por exemplo ensina a fazer várias customizações, dentre elas um Trench Coat da Burberry com dezenas de spikes cravejados nos ombros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário