segunda-feira, 6 de junho de 2011

RICK GENEST, do Ugly ao Mugler.


Um grande fascínio pelos filmes de George Romero e pela Body Modification. 4 mil dólares. Foi o necessario para que Rick Genest tivesse um esqueleto tatuado em quase todo o corpo. Ícone do underground, tambem conhecido como Zombie Boy foi de um extremo a outro quando NICOLA FORMICHETTI o chamou para ser garoto propaganda de sua marca THIERRY MUGLER. A imagem forte do modelo estreava o editorial Hard to be Passive, que mistura elementos masculinos e femininos. 



Se tornou ainda mais famoso quando Lady GaGa, tambem ligada à marca Mugler se apropriou de sua imagem para o clip "Born this Way", que conta não só com a presença do modelo mas com uma maquiagem incrível feita no rosto da cantora copiando seu rosto modificado, popularizando ainda mais essa era de modelos outsiders que estão revolucionando o mundo da moda e a própria Body Art/Modification. 

A Body Art propriamente dita seria a utilização do corpo enquanto suporte para realizar intervenções artísticas Essa prática associada ao happening e performance (que surgiu nos anos 60) geralmente estava vinculada à dor e esforço físico, se tornaram sensoriais e masoquistas. Algumas realizações contaram com protestos aos direitos humanos relacionados à Guerra do Vietnã e ao WaterGate. Outros casos extremos envolviam automutilação e autoflagelação como o de Chris Burden que rastejou sobre um piso coberto com cacos de vidro, e de Rudolf Schwarzkogler que morreu em 1969 após ter amputado seu próprio pênis em um ato performático. 

Hoje entendemos a body art de várias formas, as modificações com piercings e tatuagens, as pinturas e texturizações corporais e por que não a moda algo vinculado à isso. Visto de certa perspectiva as tatuagens são tidas como adornos, verdadeiras jóias. Uma peça de roupa toma real forma quando vestida, assumida por um artista em potencial, que pode transforma-la em objeto artístico de expressão.

O quao proximo estaria a moda deste movimento minimalista de origens bizarras ? Não se sabe ao certo mas ela vem se apropriando destas figuras como se fossem uma só, como se a personalidade e peculiaridades do modelo fossem parte da roupa. 



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